Prefeito Roberto Cláudio apresenta projeto do binário Santos Dumont/Lauro Nogueira

O prefeito Roberto Cláudio divulgou, na tarde da última quinta-feira (06/09), detalhes sobre a implantação da segunda etapa do binário da Avenida Santos Dumont, no bairro Papicu (Regional II). Com orçamento na ordem de R$ 8,5 milhões e prazo de conclusão de até 12 meses, as obras se iniciam no próximo dia 17 de setembro. A intervenção deve aumentar em mais de 50% a capacidade viária do trecho, melhorando o fluxo de veículos na região e proporcionando maior facilidade de acesso e segurança para motoristas, ciclistas e pedestres. Com a integração ao projeto Santos Dumont/Dom Luís, este se tornará o mais extenso binário de Fortaleza.

Desenvolvido pelo Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) e com obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), o novo binário terá início na Av. Santos Dumont, no trecho entre o Túnel Barros Pinho (Santos Dumont com Via Expressa) e a Rua Dr. Francisco Matos. A Rua Desembargador Lauro Nogueira passa a funcionar, portanto, como via alternativa para acesso ao bairro Aldeota. A mudança deverá beneficiar diretamente os moradores dos bairros Papicu, Praia do Futuro, Cidade 2000 e Cocó, bem como daqueles que costumam seguir em direção ao sudeste da Cidade.

No primeiro momento da intervenção, não haverá alterações no tráfego na Av. Santos Dumont nem na Rua Des. Lauro Nogueira, conforme a titular da Seinf, Manuela Nogueira. Inicialmente, serão priorizadas as mudanças que não necessitem mudanças no trânsito, como as calçadas. “A cada momento, na necessidade de uma interrupção, vamos conversar com aqueles que irão receber o impacto da obra, como comércios e escolas. O ganho será bem maior do que a situação atual”, explica a secretária, destacando que esta etapa será mais complexa que a primeira etapa, principalmente por conta dos serviços de drenagem.

Nesta segunda etapa, também estão previstos remoção do canteiro central, construção de sistema de drenagem, implantação de pavimentação asfáltica, ciclofaixas, calçadas padronizadas, sinalização viária e paisagismo, dentre outras mudanças. Roberto Claudio salientou, ainda, uma aumento de 45% na área verde da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *