Prefeitura no Bairro vai à Cidade Operária

O programa “Prefeitura no Bairro” de São Luís está na Cidade Operária está semana com várias ações de reurbanização, infraestrutura e pavimentação. O investimento com as ações está estimado em R$ 5 milhões de reais e visa proporcionar mais qualidade de vida aos moradores da comunidade.
No que se refere à ação da SMTT, será implantada nova sinalização horizontal e vertical, além de reordenamento do trânsito. “Vamos solucionar demanda antigas da população no que se refere a fluxo de veículos e pedestres, promovendo mais segurança nas principais vias da área”, declarou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.

28 ônibus novos são entregues pela Prefeitura

Mais conforto e qualidade no transporte da São Luís.

Na manhã desta quinta-feira (06), o secretario de Trânsito e Transportes, juntamente com o prefeito Eduardo Braide, fizeram a entrega de 28 ônibus novos para a população da capital.

Os novos veículos irão atender as regiões dos polos Cidade Operária-São Cristóvão, Itaqui-Bacanga e zona rural.

SMTT realiza curso de atualização do CTB para agentes

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), visando proporcionar a valorização do agente de trânsito por meio da capacitação, realizou no início de maio o minicurso de atualização da Lei 14.071/2020 que trata das mudanças no CTB(Código Brasileiro de Trânsito).

O minicurso de atualização foi ministrado pelo agente de trânsito Ilber Borralho, especialista em legislação e segurança de trânsito. A ação faz parte do projeto Agente Multiplicador, projeto desenvolvido pela Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran) e consiste num ciclo de cursos de reciclagem e atualizações voltados para os servidores da secretaria.

Para o secretário Cláudio Ribeiro essas ações de atualização e aperfeiçoamento do CTB são importantes para que o agente faça suas atividades de fiscalização, realmente aplicando o que está estabelecido na legislação de forma correta, garantindo abordagens e orientações efetivas junto ao cidadão.

Prefeitura lança o serviço Rapidão São Luís no transporte coletivo

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), inicia, nesta sexta-feira (5), o serviço ‘Rapidão São Luís’, com trajetos de terminais para terminais, a partir de novas rotas, menos paradas e com saída de três Terminais de Integração: Distrito Industrial, Terminal do São Cristóvão e Terminal da Cohama.

Inicialmente, cada linha do ‘Rapidão São Luís’ terá oito viagens diárias, sendo quatro pela manhã e quatro à tarde. “O ‘Rapidão São Luís’ vai tornar as viagens dos usuários mais rápidas proporcionando maior pontualidade no deslocamento e chegada dos passageiros aos seus destinos”, destacou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.

O serviço ‘Rapidão São Luís’ manterá o benefício do Bilhete Único entre as linhas nos horários de circulação diária. Desse modo, se o passageiro usar o benefício em uma linha convencional e pegar o Rapidão, o tempo do bilhete não sofrerá alterações. O mesmo vale para quem faz o transbordo das linhas do ‘Rapidão São Luís’ e vai usar uma linha convencional. O novo serviço será monitorado pelo Centro de Controle de Operações (CCO) com a equipe técnica para o devido acompanhamento diário e os devidos ajustes futuros.

“Esse é mais um dos compromissos que assumi com nossa gente e, que agora, vira realidade. É só o começo. Com soluções inteligentes, estamos transformando o dia a dia da nossa cidade para melhor”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

Radares de velocidade de São Luís passam por aferição do Inmetro

Os radares de velocidade instalados nas vias de São Luís pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estão passando por aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), desde o início do mês de fevereiro. A averiguação, realizada anualmente, tem como finalidade a certificação da regularidade funcional dos equipamentos de fiscalização eletrônica, garantindo que estejam em conformidade com as determinações estabelecidas para o funcionamento do serviço.

Para o secretário Cláudio Ribeiro, a fiscalização eletrônica, na qual estão inseridos os radares e barreiras eletrônicas, cumpre a função de gerar maior disciplina e segurança no trânsito da capital, que atualmente possui mais de um milhão de habitantes e uma frota de mais de 400 mil veículos.

“A aferição garante o respaldo legal desses equipamentos que possuem papel importante na organização do tráfego e que contribuem para a redução dos índices de acidentes, conferindo maior segurança a condutores e pedestres”, explicou o secretário.

São Luís tem novas câmeras de vídeo monitoramento de trânsito

Com o objetivo de aumentar a segurança viária da capital, a Prefeitura de São Luís instalou mais 11 câmeras de vídeo monitoramento em pontos estratégicos da cidade. Com o total de 21 câmeras distribuídas nas principais avenidas da capital, a ação executada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai contribuir com a fiscalização que já é realizada diariamente pelos agentes do órgão.

Segundo o titular da SMTT, Cláudio Ribeiro, a instalação das câmeras é feita com base em estudos técnicos realizados pela secretaria, em que são avaliados os pontos críticos e trechos de vias que têm um maior número de acidentes.

“Estes equipamentos de fiscalização são para reforçar os serviços já prestados à população, no sentido de coibir as irregularidades no trânsito, diminuindo os acidentes causados por excesso de velocidade, ultrapassagem do sinal vermelho, conversões irregulares, dentre outras ações de desrespeito às leis, à vida de todos os cidadãos, como também fazer o controle do fluxo nas principais avenidas e vias durante 24 horas, na capital”, explicou o secretário.

SMTT interdita acesso à rua da estrela para obras no reviver

A Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, vai interditar o trânsito na Travessa Boaventura, via localizada entre o Shopping da Criança e Câmara Municipal(Centro), que dá acesso à Rua da Estrela e outras ruas do Reviver. A interdição tem início nesta quarta-feira (10) e deve durar um mês. A ação decorre da realização de obras de infraestrutura e acessibilidade que serão realizadas pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais naquela travessa e em outros pontos do Centro Histórico da capital.

Por conta dessa alteração na via, todo o tráfego de veículos e acesso de pessoas que passa pelo trecho da Travessa Boaventura até a Rua da Estrela sofrerá desvio durante todo o período de execução das obras. O tráfego de pessoas será feito pela Rua da Feira da Praia Grande, via que fica ao lado do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, sentido Praça Nauro Machado; o tráfego de veículos será feito pela Avenida Vitorino Freire, passando pela Praça Pedro II, sentido Praça Benedito Leite e Rua do Egito.

Ao chegar no cruzamento semafórico da Rua do Egito, o fluxo de veículos com destino ao Centro Histórico seguirá pela Praça João Lisboa, entrando à direita pela travessa que dá acesso à Rua da Palma ou seguindo pela lateral direita do Ferro de Gomar, entrando à direita pela Rua 14 de Julho.

Segundo o secretário Cláudio Ribeiro, a SMTT vai realizar todas as ações de apoio e orientação ao tráfego, durante o tempo de realização das obras. Para isso serão disponibilizados agentes de trânsito para pontos estratégicos necessários; outra medida que será tomada será a alteração dos tempos dos semáforos com a finalidade de dar maior fluidez do trânsito devido ao aumento temporário no número de veículos nas vias na área de desvio.

SMTT intensifica fiscalização do transporte urbano da capital

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) reforçou os trabalhos de fiscalização e vistoria dos ônibus que integram o sistema de transporte urbano da capital. Todas essas inspeções integram um cronograma de serviços diários executados pela Superintendência de Transportes da SMTT, que engloba, além das ações fiscalizatórias nos pontos finais das linhas, o acompanhamento 24 horas dos ônibus em operação, via GPS, pelo Centro de Controle de Operações (CCO).

“Essas atividades consistem em identificar desvios de rotas e outras situações que infringem as normas de circulação dentro da capital”, destacou o secretário Cláudio Ribeiro.

Os fiscais da Secretaria verificam as condições físicas e de logística dos ônibus. Físicas: funcionamento dos elevadores, a manutenção geral dos veículos, as condições dos pneus e assentos, limpeza, além de itens de segurança dos ônibus. Logística: questões relacionadas ao cumprimento da rota, quantitativo de ônibus, bem como a obediência do quadro de horários de cada linha. Os veículos em que forem constatados problemas graves serão substituídos e voltam a circular só quando o problema for solucionado.

GTT, um grupo de ações em acidentes de trânsito

A SMTT possui um grupo especial de agentes de trânsito, denominado Grupo Tático de Trânsito(GTT), que há nove anos atua nas vias de São Luís. Além de atuar nas funções regulares de fiscalização, o grupo realiza levantamento pericial de acidentes de trânsito e formulação de termos de acordo. Todos os agentes que integram o GTT são qualificados para prestarem atendimento de primeiros socorros às vítimas, ofertando à população um serviço rápido com responsabilidade e eficiência.

O GTT funciona 24 horas, 7 dias por semana e disponibiliza dois canais diretos para a solicitação dos serviços. São eles: (98) 3214 1149 e (98) 98607 9807.

Prefeito Eduardo Braide se reúne com representantes do Banco do Brasil para tratar de novos investimentos

O prefeito Eduardo Braide reuniu-se na tarde desta quinta-feira (28 de janeiro) com representantes do Banco do Brasil para tratar sobre novas linhas de crédito para investimentos em São Luís. A reunião contou com a participação do novo superintendente Estadual do Banco do Brasil, José Soares de Oliveira Neto, e teve como objetivo fortalecer a parceria negocial entre a Prefeitura e as instituições e as ações para o desenvolvimento da infraestrutura da cidade. Durante a reunião, o prefeito Eduardo Braide destacou que em razão da pandemia da Covid-19, o ano de 2021 também será de dificuldades econômicas e de comprometimento da arrecadação municipal. Por isso, a importância de rediscutir prazos e novas linhas de crédito.

“A Prefeitura de São Luís e o Banco do Brasil têm um bom relacionamento e uma longa parceria em prol da cidade. Vamos estreitar esta relação em busca de novos investimentos que tragam mais qualidade de vida para a população e melhores condições para que a Prefeitura possa ampliar seu trabalho sem comprometer sua receita e o custeio dos serviços à população”, destacou.

http://agenciasaoluis.com.br/noticia/33618

Semfaz viabiliza abertura de novos postos de atendimento em São Luís

Com o aumento das demandas referentes ao fisco municipal, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) está viabilizando a abertura de novos postos de atendimento nas unidades do Viva localizadas no Shopping Passeio (Cohatrac) e Golden Shopping (Calhau). A medida descentralizará o acesso dos contribuintes ao órgão. O Município tem interesse em ampliar sua rede por toda São Luís, tornando o atendimento ao contribuinte mais célere, e desta forma, diminuir as filas nas unidades de atendimento da Semfaz.

De acordo com o Secretário Municipal da Fazenda, José Azzolini, o foco é melhorar o suporte e acesso do cidadão às atividades pertinentes ao fisco. “Os contribuintes têm muito a ganhar e para além desses novos postos, estamos dialogando com o Sebrae-MA no intuito de desburocratizar os processos para os microempreendedores individuais e também com o Conselho de Contabilidade do Maranhão para abrir unidades de atendimento no conselho, facilitando ainda mais, o acesso desses profissionais ao fisco. Todas essas ações têm como objetivo principal melhorar a rede de atendimento ao contribuinte”, explicou.

http://agenciasaoluis.com.br/noticia/33623

Prefeitura fiscaliza uso irregular de estacionamento preferencial

Pessoas com mais de 60 anos, gestantes ou com deficiência têm direito garantido para utilizar as vagas de estacionamento preferencial, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Visando o cumprimento da lei que beneficia este público, a Prefeitura de São Luís intensificou as operações para coibir o uso irregular das vagas em diversos pontos da capital. A ação, executada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), é realizada em estacionamentos de repartições públicas, shoppings, farmácias, supermercados, dentre outros locais.

“Nosso principal objetivo é garantir o direito de quem, de fato, precisa desses espaços. A SMTT atua para que sejam respeitadas as exigências legais para uso das vagas preferenciais. Além da fiscalização, os agentes também desenvolvem o papel de orientadores, levando informações importantes sobre a utilização do benefício”, explicou o secretário Cláudio Ribeiro.

http://agenciasaoluis.com.br/noticia/33622/

SMTT dá apoio à vacinação em São Luís

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) destacou agentes de trânsito para orientar e disciplinar o fluxo de veículos dentro e fora do Multicenter Sebrae (Cohafuma), onde está instalado o Centro Municipal de Vacinação. As ações de apoio consistem na orientação de fluxo e estacionamento, com entrada pela Avenida Jerônimo de Albuquerque e saída pela Avenida Luís Eduardo Magalhães.

“Na operação, estamos desenvolvendo atividades com uma dinâmica intensa, considerando que, além da atenção específica no entorno do local de vacinação, também daremos cobertura à área que é formada por uma confluência de duas vias que já são, normalmente, bem movimentadas”, explicou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.

A operação da SMTT será realizada durante toda a primeira etapa da vacinação, tendo início sempre duas horas antes e terminando duas horas depois do horário programado para atendimento ao público.

 

http://agenciasaoluis.com.br/noticia/33591/

SMTT fiscaliza trânsito na Avenida Litorânea

Desde o início de janeiro, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes ( SMTT) intensificou as ações de fiscalização e ordenamento de trânsito na Avenida Litorânea, um dos locais de recreação mais frequentado na orla marítima de São Luís. A ação é realizada diariamente pelos agentes de trânsito, das 16h às 20h, e consiste na proibição de estacionamento irregular na extensão da via. A ação visa proporcionar maior fluidez e ordenamento ao tráfego da área bem como garantir a segurança dos frequentadores do local.

Veja mais informações no site: agênciasaoluis.com.br/noticia

SMTT fiscaliza limpeza nos ônibus

Higienização é fundamental em qualquer ambiente de convivência coletiva, no caso dos ônibus isso é de suma importância.

A Prefeitura, através da SMTT, deu início à fiscalização de limpeza nos ônibus a partir das garagens, desde a madrugada desta segunda-feira, 29. A operação começou pelo Consórcio Via SL na Forquilha e Cidade Olímpica.

Atenciosamente,

ASCOM SMTT / Centro de Controle de Operações (CCO)

25 de julho: Dia do Motorista

Eles precisam começar sua jornada bem cedo, chegar ao trabalho antes de todos para que todos cheguem no trabalho na hora certa.

Essa é a rotina do motorista de ônibus da nossa cidade. Parabéns a todos os motoristas  e, por extensão,  a todos que trabalham direta ou indiretamente com esses profissionais nas mais diferentes áreas.

ASCOM / Centro de Controle de Operações (CCO)

SMTT fiscaliza elevadores e ar condicionados da frota urbana de ônibus de São Luís

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está realizando a fiscalização de elevadores e ar condicionado nos ônibus da frota urbana de São Luís. A manutenção do funcionamento regular desses itens é fundamental para a segurança e conforto dos usuários.

As vistorias são fundamentais para a circulação de ônibus seguros e viagens sem interrupção nas vias da nossa capital. Nas vistorias são checados a funcionalidade do veículo, incluindo itens de segurança e condições de higiene.

São Luís possui atualmente uma frota operante de mais de 800 veículos, desse total, 300 ônibus com ar condicionado e 80% da frota de ônibus está renovada. Isso faz com que o sistema de transporte da nossa capital tenha a menor média de idade das capitais do Nordeste com 4,5 anos de idade.

Atenciosamente,

ASCOM SMTT / Centro de Controle de Operações (CCO)

Prepare sua TV para o sinal digital

Dia 28/03 o sinal analógico de tv será desligado na sua cidade. Para não ficar sem ver tv você precisa prepará-la para o sinal digital.

Se sua tv for de tubo, precisa de um conversor e uma antena mas se for tela plana e tiver um conversor embutido, vai precisar só da antena.

Importante: muitas famílias podem receber um kit com conversor e antena de graça, verifique se a sua é uma delas. Ligue grátis para 147 ou acesse: sejadigital.com.br.

Reclamação ou Sugestão

Olá usuário(a),

Gostaríamos de pedir para quando você for fazer alguma reclamação ou sugestão no aplicativo, não esquecer de colocar seu e-mail@ para retorno da mensagem.

Quando à reclamação for do ônibus não parar nas paradas (PEDs), precisamos das seguintes informações: Local, data/hora, número do ônibus, para que possamos notificá-los.

Atenciosamente,
Centro de Controle Operacional (CCO)
Secretária Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).